Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão.
Um esquema posológico racional baseia-se na pressuposição de que existe uma concentração-alvo que irá produzir o efeito terapêutico desejado.
Após vários estudos, chegou-se ao conceito de janela terapêutica, que compreende a concentração plasmática mínima da droga necessária para fazer o efeito e a concentração máxima acima da qual o fármaco irá apresentar efeitos tóxicos.
A partir desse gráfico pôde-se determinar a freqüência das doses de um medicamento durante o tratamento de alguma doença de forma a manter sua concentração plasmática média constante para que haja a melhora do organismo. Dessa forma determinou-se a posologia do medicamento.
Uma diminuição dos intervalos de administração pode elevar a concentração da droga no plasma tornando-a tóxica se ela ultrapassar a concentração tóxica mínima. Por isso não devemos alterar os intervalos de administração sem um prévio conhecimento do que isso irá acarretar. Por exemplo, a diminuição de 8 em 8h para 6 em 6h a posologia de um medicamento.
10 Orientações Importantes Sobre o Uso correto de Medicamentos » Confira 10 Dicas muito legais de como usar corretamente o seu medicamento
O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos