Quais os alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes?

10 hábitos para quem quer diminuir a celulite e ter a pele mais lisa
Maio 29, 2021
JUNHO VERMELHO: CONHEÇA A CAMPANHA QUE MOVIMENTA DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL
Junho 3, 2021

Quais os alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes?

A dieta de uma pessoa deve ser rica em vitaminas e nutrientes, bem como deve contar com alimentos que fortalecem os dentes, sendo que a lista é bem ampla, o que facilita a disposição no cardápio. 

Inclusive, a saúde bucal é um demonstrativo de quem se alimenta de forma correta, além de denunciar aqueles que negligenciam os ingredientes que podem ajudar na manutenção de uma dieta saudável e balanceada.

A inclusão de produtos alimentícios propícios para a saúde bucal proporciona um sorriso bonito e brilhante. Vale destacar quatro que sempre devem estar à disposição para consumo:

  • Frutas fibrosas;
  • Folhas vegetais;
  • Leite e derivados;
  • Carne de aves e peixes.

Lembre-se, tudo que é consumido pelo ser humano tem impacto direto sobre os dentes e todo o restante do corpo humano. 

Além disso, o aproveitamento dos nutrientes, das vitaminas e dos minerais provenientes dos alimentos se dá com a passagem pela mastigação, que deve ser adequada para a digestão.

A maçã é aliada de um sorriso sempre em dia

O poder de uma mordida demonstra a força dos dentes. Assim, a inclusão de frutas em uma dieta é importante para manter a movimentação da mandíbula adequada, principalmente por pessoas que praticam esportes e atividades físicas. 

Ademais, pessoas que possuem, por exemplo, um implante dentário podem se arriscar a dar uma mordida em uma maçã com casca e tudo, pois o trabalho feito por profissionais da área da odontologia permite essa ação.

Inclusive, a maçã é uma das principais fontes alimentares que é fibrosa e dura, ao ponto de ajudar na limpeza dos dentes quando estes atravessam a casca e trespassam pela fruta em si. 

Importante ressaltar que a trituração de uma maçã ajuda no fortalecimento e contribui para o clareamento dental também. Outros produtos crus podem ser utilizados pelo mesmo motivo, como cenouras, beterrabas e talos de folhas. 

Contar com alimentos em forma de purê, ou mesmo muito cozidos, dispensa a força do conjunto formado por dentes, mandíbula e maxilar. Isso pode prejudicar e deteriorar a saúde bucal, pois a região não recebe a nutrição mais adequada.

Alface e couve combatem doenças e infecções

As hortaliças são essenciais para uma dieta balanceada e que ajude na regulação da digestão. Além disso, substâncias como vitaminas e sais minerais presentes em folhas como alface, couve, espinafre e agrião combatem vírus que causam a gripe e o resfriado.

O consumo desses alimentos ajuda a proteger a visão, proporciona uma pele e um cabelo mais saudáveis e pode fazer parte do cardápio de quem usa aparelho ortodôntico, pois a mastigação é fácil e não implica em fiapos, como os fios de uma manga ou de outros alimentos.

Ademais, algumas vagens podem complementar uma refeição, como de ervilha torta e do tipo macarrão. É preciso tomar cuidado apenas no preparo, para remover os fios que podem se enroscar nos braquetes e exigir mais atenção no momento da higiene bucal.

Leite e ovos podem ser fontes de cálcio

O leite faz parte da dieta do ser humano desde a infância. Tomando os devidos cuidados com pessoas que podem apresentar alergia ao longo da vida, ele sempre estará presente na mesa, seja no café da manhã ou em uma receita culinária.

Ademais, as pessoas que usam lente de contato dental, por exemplo,podem consumir leite, ovos e derivados, pois ambos possuem cálcio, o que ajuda no fortalecimento dos dentes. 

Inclusive, toda a estrutura da arcada dentária se beneficia por causa do consumo desses alimentos, pois os nutrientes presentes são compostos por vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos.

Peixes e aves são ricos em nutrientes

Quem não consegue adotar uma dieta vegana ou vegetariana, pode incluir a carne de peixes e aves no cardápio, mesmo utilizando o aparelho de dente

O ideal é evitar o bacalhau, por causa da fibrosidade que a carne apresenta, assim como aves mais consistentes, como a de pato. 

Esses produtos alimentícios estão à disposição em diversas formas e dentro de diferentes receitas que podem ser adaptadas ao gosto pessoal. 

Vale lembrar que é preciso tomar cuidado com o excesso de açúcar e sal na dieta cotidiana. Ambos ingredientes são utilizados para adoçar os produtos, ou destacar o sabor, respectivamente. 

Acontece que o açúcar em excesso pode causar cáries nos dentes e a temida diabetes. No caso do sal, e todo o sódio que faz parte como elemento químico, pode influenciar no surgimento da hipertensão, ou pressão alta, como é conhecida popularmente.

Portanto, é sempre preciso reconhecer o valor dos alimentos que ajudam a fortalecer a saúde bucal e a qualidade de vida. A pessoa se torna mais ativa e vive bem, com um sorriso sempre saudável e gentil no rosto. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *