A disfunção erétil é um problema relativamente comum, mas que tem cura. Para isso, é necessário fazer uma avaliação médica adequada em um urologista, para identificar a causa do problema e definira melhor opção de tratamento.
Algumas das terapias mais usadas para tratar a disfunção erétil incluem fazer terapia em casal, usar remédios, tomar injeções, usar aparelhos de vácuo ou, em último caso, fazer uma cirurgia para colocar uma prótese peniana, por exemplo.
É importante destacar que a manutenção da qualidade de vida e saúde é de fundamental importância para evitar a disfunção erétil. O controle do sedentarismo, obesidade, estresse, colesterol, hipertensão arterial e diabetes são imprescindíveis. Deve-se evitar também o uso de drogas, cigarro e consumo exagerado de álcool.
O tratamento para a disfunção erétil, depende da causa que pode estar na sua origem, como:
Normalmente este tipo de disfunção erétil, conhecida como “impotência psicológica”, deve ser tratada através do acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, de preferência em casal.
A causa psicológica é bastante frequente, podendo acontecer em consequência de excesso de trabalho, estresse, más experiências sexuais ocorridas na infância ou mesmo na vida adulta. Muitas vezes a disfunção erétil está relacionada a um evento específico e tem um início repentino, como após separação conjugal, alteração do afeto pela parceira ou problemas financeiros.
Normalmente nos casos de disfunção psicológica as ereções matinais e noturnas são mantidas, sendo necessário a toma de remédios apenas se houver alguma outra causa orgânica associada.
A disfunção erétil que surge devido a diabetes tem cura, sendo necessário manter controlado todos os fatores relacionados à doença. As alterações vasculares, complicações neurológicas, fatores psicológicos, alterações hormonais e efeitos colaterais dos medicamentos típicos da diabetes devem estar devidamente controlados.
O tratamento deste tipo de disfunção é feito através do controle dos valores de açúcar e da pressão arterial, manutenção do peso ideal, prática de exercícios físicos e idas periódicas ao médico.
O primeiro passo para o tratamento de uma disfunção erétil pelo cigarro é parar de fumar. O cigarro reduz o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos do órgão sexual masculino, dificultando a ereção ou chegando mesmo a impedi-la, causando a disfunção.
Essas alterações podem acontecer lentamente, mas tudo dependerá do número de cigarros fumados por dia, tempo de tabagismo e associação com outros fatores de risco como hipertensão arterial e diabetes.
O médico também pode prescrever algum tipo de tratamento para ajudar a parar de fumar ou remédios que atuam diretamente no órgão masculino durante o contato íntimo, como sildenafil e cloridrato de apomorfina.
Basicamente o tratamento para disfunção erétil pode incluir:
Seja qual for a origem da disfunção erétil, geralmente tem cura. Basta que o homem procure ajuda médica e inicie o tratamento o mais rápido possível para melhorar sua qualidade de vida.