Como funciona o corpo de quem tem diabetes e quais funções são afetadas?

Qual a diferença entre hipertensão e pressão alta?
Abril 6, 2021
O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar?
Abril 10, 2021

Como funciona o corpo de quem tem diabetes e quais funções são afetadas?

Glucose level blood test

Caracterizada por interferir na produção ou funcionamento da insulina, a diabetes pode atingir desde crianças até indivíduos mais idosos. Enquanto a diabetes tipo 1 é hereditária e atinge apenas 10% dos pacientes portadores da doença, a diabetes tipo 2 pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo ao longo dos anos. Mas você sabe como funciona o corpo de quem tem diabetes?

Por ser considerada uma doença que não causa sintomas imediatos, a diabetes pode demorar anos para ser diagnosticada. Nesses casos, os sintomas tendem a surgir anos depois do pâncreas e a insulina começar a funcionar de forma inadequada.

Para que você entenda melhor como a doença age no organismo de quem tem a doença, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Veja a seguir!

Como funciona o corpo de quem tem diabetes?

Quando consumimos carboidratos nosso organismo transforma o açúcar dos alimentos em glicose, que é conduzido até as células pela insulina para que seja usada como fonte de energia. No entanto, em indivíduos com diabetes, a insulina não funciona adequadamente, e grande parte desse açúcar não entra nas células. 

pacientes diabéticos devem medir regularmente os níveis de glicose no sangue

Em outros casos, como na diabetes tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, deixando as células também sem combustível para que o corpo funcione.

Como a glicose não é direcionada para as células ela permanece no sangue, aumentando os níveis de açúcar. Além disso, os rins não conseguem administrar a grande quantidade de açúcar no organismo, fazendo com que ela seja eliminada por meio da urina.

Como o organismo reage a essa disfunção?

Um dos primeiros sintomas de pessoas com diabetes é o cansaço em excesso, já que o corpo não consegue a energia necessária para funcionar. Isso também contribui para um aumento do apetite devido, já que o cérebro entende que o paciente está passando fome.

Em pacientes com diabetes tipo 1 essa fome excessiva não gera o aumento do peso, já que o organismo não produz insulina e a glicose não vai para dentro das células, fazendo com que o corpo tenha que consumir a própria gordura para conseguir a energia necessária. Como resultado reverso, os pacientes perdem peso excessivamente.

NOS CASOS DE DIABETES TIPO 2, ESSA GLICOSE ENTRA PARCIALMENTE NAS CÉLULAS, E O RESTANTE É ESTOCADA EM FORMA DE GORDURA, EXPLICANDO PORQUE GRANDE PARTE DOS PACIENTES DIABÉTICOS SÃO OBESOS.

Além disso, com o aumento do açúcar na corrente sanguínea, a produção de urina aumenta para que esse açúcar seja eliminado do corpo mesmo sem que a pessoa ingira água o suficiente. O que resulta em uma desidratação, que também pode causar o cansaço excessivo sentido pelos pacientes portadores de diabetes e a sede.

Caso o paciente não trate a diabetes, mesmo que consuma água em quantidades adequadas ainda continuará urinando em grandes quantidades, aumentando a desidratação em um círculo vicioso, já que quanto maior está a glicose no sangue, maior será a frequência da micção para que o corpo tente eliminar o açúcar.

Quais outras áreas do corpo são afetadas?

O sistema imunológico também sofre grande impacto quando a glicose atinge altos níveis na corrente sanguínea, debilitando o sistema de defesa e aumentando as infecções por vírus e bactérias. Isso faz com que o organismo fique mais vulnerável a doenças como pneumonia, infecções de urina e infecções na gengiva.

Outra reação do corpo é o mau hálito, causado pela liberação de corpos cetônicos em pacientes que não possuem insulina no organismo. Essas cetonas são liberadas a partir da quebra da gordura do próprio corpo como fonte de energia, e deixam o hálito adocicado e azedo, mas o mau hálito também pode ser explicado pelas infecções bucais frequentes.

Em quadros mais severos, os corpos cetônicos podem ser produzidos em quantidades muito grandes, deixando o sangue mais ácido quando a glicose ultrapassa 500 mg/dL. Caso isso aconteça, o paciente deve buscar ajuda médica imediata, já que o quadro pode evoluir para problemas mais sérios.

Para identificar essa complicação, o paciente deve ficar atento a sintomas como:

  • náuseas;
  • falta de ar;
  • dor abdominal;
  • confusão mental;;
  • vômitos.

Quais as complicações da diabetes?

As principais complicações de pacientes diabéticos são divididas em 3 classes:

Neuropatia diabética

Essa complicação atinge os nervos do corpo, prejudicando a transmissão das mensagens do cérebro para os órgãos e músculos. Com isso, algumas pessoas podem desenvolver falta de sensibilidade nos pés, além de ficarem mais vulneráveis a ferimentos nos membros inferiores que podem até mesmo levar a amputação.

algumas complicações da diabetes pode levar até mesmo ao amputamento dos membros inferiores

Essa complicação também pode acontecer em outros locais como órgãos sexuis, sistema digestivo e coração.

Doenças macrovascular

Já nesse caso o paciente apresenta endurecimento das artérias, o que pode levar a derrames, má circulação nos pés e ataques cardíacos. Esse tipo de complicação é responsável por grande parte das mortes dos pacientes portadores de diabetes.

Doenças microvascular

Por fim, nesse grupo está a lesão dos pequenos vasos sanguíneos, que reduz a circulação do sangue e fluxo sanguíneo capilar, causando manchas pelo corpo, podendo também causar outros problemas de saúde sérios relacionados à má circulação sanguínea.

Agora que você viu como funciona o corpo de quem tem diabetes, procure ajuda médica caso tenha alguma suspeita da doença e mude seus hábitos alimentares para prevenir o quadro da doença. .

Diabetes na Farmaxxi Delivery

diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes. Se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *