A Maca peruana, ou apenas Maca, é um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião que possui importantes propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente para aumentar a vitalidade e a libido, sendo por isso conhecido como um energizante natural.
O nome científico desta planta medicinal é Lepidium meyenii e pode ser conhecida em outros locais como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. A Maca é ainda considerada um superalimentos por ser rico em fibras e gorduras essenciais, nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor físico.
A Maca é relativamente fácil de encontrar, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. O seu preço pode variar de acordo com a forma de apresentação, mas geralmente encontra-se na média dos 20 a 30 reais.
A Maca peruana tradicionalmente pode ser usada para diversos fins, no entanto, os benefícios com efeito científico comprovado são:
A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual. Veja outras estratégias para aumentar o desejo sexual.
O óleo essencial da Maca fornece excelentes quantidades de ácidos graxos, sendo, por isso, ótimo para aumentar a energia e o rendimento, tanto física como mental.
Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de Maca, contribuem para aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio e a concentração.
A Maca ajuda a otimizar a produção hormonal e aumenta a vitalidade, por isso, é uma ótima opção para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão.
Além disso, existem ainda alguns estudos que mostram que a Maca pode também ser usada para diminuir sentimentos de depressão, otimizar a produção hormonal, aumentar a frequência das ereções e diminuir os sintomas da menopausa.
A Maca pode ainda ser usada como suplemento durante processos de emagrecimento pois, apesar de não aumentar o metabolismo nem a queima de gorduras, favorece os níveis de energia, deixando a pessoa com maior disposição para realizar exercício físico e seguir a dieta indicada pelo nutricionista. Confira alguns suplementos para emagrecer e ganhar massa muscular.
A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de 4 meses.
No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou o problema a tratar. Dessa forma, o melhor sempre é consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar cápsulas de Maca.
A Maca também pode ser consumida como um alimento, na forma de raiz ou pó, devendo ser adicionada na preparação de pratos ou bebidas, por exemplo, na proporção de 2 a 3 colheres de chá.
Uma vitamina preparada usando a raiz de Maca peruana e manga é um ótimo suplemento alimentar, que ajuda a diminui o cansaço, fadiga e fraqueza, assim como melhora a capacidade de concentração e raciocínio.
Ingredientes
Modo de preparohttps://5b4922b488c8015a36d563facd388240.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Colocar todos os ingredientes e um pouco água mineral no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Caso seja necessário, adicionar água para diluir um pouco. Esta vitamina rende 2 copos.
Este alimento normalmente é bem tolerado e, por isso, não estão descritos efeitos secundários. No entanto, algumas pessoas podem apresentar alergia à maca, sendo, por isso, importante experimentar uma pequena dose antes, sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Na maioria das pessoas, a Maca peruana é bem tolerada, sendo amplamente consumida nas regiões da América do Sul, mas por questões de segurança não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, e embora não exista consenso do efeito da Maca sobre os hormônios, também se deve evitar o consumo de Maca sem orientação em crianças ou no caso de pessoas com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios como câncer da mama ou útero.