Qual a diferença entre ansiedade, fobia e ataque de pânico?

Você sabe quando vai ser vacinado? Confira o Plano de Vacinação do Estado de SP
Junho 24, 2021
A importância de tomar as duas doses da Vacina
Junho 29, 2021

Qual a diferença entre ansiedade, fobia e ataque de pânico?

🔍 Você sabia que há diferentes tipos de transtorno de ansiedade? Saiba a diferença entre ansiedade, fobia e ataque de pânico.

📍 Transtorno de Ansiedade Generalizada

Compreende a ansiedade excessiva e relacionada a diferentes eventos e atividades, considerando-os ameaçadores. O quadro é caracterizado por tensão, inquietação, falta de concentração, irritabilidade, cansaço e alterações de sono o que, ao longo de seis meses, que pode comprometer a vida de um indivíduo em esferas importantes da sua vida (social, profissional etc.)

O tratamento envolve acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico, geralmente com a prescrição de ansiolíticos.

📍 Fobia

Nesse quadro, há um desencadeante nítido, uma circunstância específica que provoca medo intenso e desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica, o que provoca ansiedade intensa direcionada a comportamentos de esquiva do objeto ou circunstância ou para suportá-los.

O tratamento terapêutico empregado é a dessensibilização sistemática, que consiste em um conjunto de técnicas de exposição/aproximação do paciente à experiência traumática, utilizadas pelo mesmo a fim de minimizar suas reações, o que é feito em etapas. Com o avanço do tratamento, este será gradualmente colocado na situação real, utilizando os mesmos recursos para evitar ter uma crise ou aprender a lidar com ela.

📍 Ataque de Pânico

Caracterizado por surto abrupto de medo ou desconforto intenso, envolvendo sintomas físicos e psicológicos tais como medo de morrer, palpitações, sudorese, dificuldade para respirar, calafrios ou ondas de calor, desconto gástrico e sensação de tontura.

O tratamento alia psicoterapia e medicamentos, prescritos por psiquiatras.

Busque ajuda ou ajude quem precisa! Curta, comente e compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *